- Ano: 2014
-
Fotografías:Álvaro Viera
O entorno e a localização do edifício
O terreno foi doado pela prefeitura e fica em uma área residencial com grandes infraestruturas e equipamentos públicos, em relação direta com o Parque de Chinchibarra, uma importante área de lazer no bairro.
A integração do edifício com o meio ambiente foi uma prioridade do projeto. com grandes janelas com vistas para o parque, para que os usuários tenham uma relação direta com o parque e com o bairro.
O programa funcional
As necessidades são a de um modelo de residência baseado em módulos independentes, que funcionam como unidades familiares para até dez habitantes, com cozinha, lavanderia e banheiros compartilhados.
O layout
O edifício está dividido em duas alas com oito dormitórios, e salas de estar, conectadas por um elemento em um dos lados, na entrada, e por outro lado no núcleo de instalações, cozinha e lavanderia. Cada ala é dividida em dois conjuntos de quatro dormitórios e uma sala de estar central, com vista para o pátio exterior e interior entre as duas unidades.
O sistema construtivo e instalações
O sistema construtivo deu ênfase especial na eficiência energética, utilizando sistemas de revestimento, carpintaria e isolamento térmico acima dos níveis regulamentares exigidos. Os sistemas de produção de energia também possuem alta eficiência energética, com caldeiras de condensação e bombas de calor para produzir água quente e fria e para o aquecimento do piso.
O fator mais importante para as instalações foi a implementação sistemas de automação que permitem a maior independência possível dos moradores, facilitando suas autonomias pessoais.